ABS vem do alemão Antiblockier-Bremssystem , ou sistema de anti bloqueio de freios. Como o próprio nome diz, ele evita que os freios travem, e os pneus derrapem. O sistema foi desenvolvido pela Bosch em 1978, e a partir de 1º de Janeiro de 2014, tornou-se obrigatório em carros produzidos a partir desta data.

Como funciona o sistema?

Em um veículo equipado com o sistema ABS, os sensores de velocidade da roda medem a velocidade de rotação das rodas e passam essas informações à unidade de controle do ABS. Se a unidade de controle do ABS detectar que uma ou mais rodas tendem a travar, ele intervém em questão de milissegundos, modulando a pressão de frenagem em cada roda individual. Ao fazer isso, o ABS impede que as rodas travem e garante uma frenagem segura: o veículo continua sob controle e estável. Em geral, a distância de parada é reduzida também.

Desde 1994 o sistema também é implementado para motos.

fonte: wikipedia

Então, é possível afirmar que com este sistema, com os pneus livres para fazer manobras defensivas e diminuindo a distância de frenagem, é possível diminuir a quantidade de acidentes.

Porém este sistema possui uma falha, este sistema aumenta a distância de frenagem em surpefícies onduladas, estreitas ou escorregadias. Pois com as rodas trabalhas nestes casos, a frenagem é mais eficiente, pois o pneu travado aumenta o atrito com o solo. A desvantagem do pneu travado é a impossbilidade de realizar manobras defensivas.

Então, se possui ABS, considerando nosso asfalto, antecipe as frenagem.

Se você possui ABS no carro ou moto, não se esqueça de fazer revisões do sistema. Aqui na MOTORNET, você acha oficinas que prestam este serviço.

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