Hoje muitas garagens, concessionárias e revendedoras de carros de locadoras estão seguindo a onda Black Friday. Se você pensou em aproveitar os descontos do dia para adquirir um carro seminovo, confira 7 dicas para não se arrepender da compra:

1. Teste o carro

Antes de comprar um carro, teste-o. Parece uma dica óbvia, mas peça ao vendedor um test-drive longo (um dia inteiro). Pequenos trechos não darão noção dos possíveis problemas que o modelo pode lhe oferecer. Se possível, leve o carro a uma oficina de confiança para fazer checagem nos principais itens do carro: motor, sistema de suspensão e direção, freios e câmbio. Se o mecânico der ok, já é um grande passo para a compra.

2. Faça perícia veicular

Se o carro a venda não for periciado ou de concessionária, vale a pena fazer uma perícia cautelar antes da compra. Os preços são acessíveis e você evita que o carro seja de leilão, tenha sinistros como roubos, enchentes e acidentes. A perícia também verifica se houve alterações em relação ao carro original.

3. Faça cotação do valor FIPE e de seguro

Antes de comprar o carro, não se esqueça que o veículo possui um valor fixo anual para sua manutenção. A tabela FIPE é um parâmetro usado pelo governo para calcular o IPVA e as seguradoras para calcular o valor do seguro conforme seu perfil. Não faça parte dos 70% de brasileiros em economizar em seguro ou proteção veicular, lembre-se que o trânsito não depende apenas de você e que o índice de roubos aumentou durante a pandemia.

4. Pesquise bem

Use suas horas livres para pesquisar tudo sobre o(s) carro(s) que lhe interessa. Consumo, cesta de peças, opiniões de outros donos, video de testes, problemas comuns. Quanto mais informação sobre o produto, menor a chance de se arrepender da compra. Pesquise também preços em outras cidades, os valores variam bastante dependendo da localidade.

5. Verifique o estado de conservação

Apesar de termos várias plataformas online para venda e compra de carros. A melhor forma de decidir  a compra é fazendo pessoalmente. Verifique o manual do proprietário, veja se o dono fez todas as revisões previstas pela montadora. Verifique o estados dos pneus e do estepe. Desgastes anormais são facilmente percebidos e podem significar uma má manutenção do sistema de suspensãao e direção, assim como mal constumes do motorista. A estética externa e interna também são importantes, mas a parte mecânica sempre tem que vir em primeiro lugar.

O que achou das dicas? Comente abaixo

Compartilhe com aquele amigo ou familiar que quer trocar de carro.