Imagens: Citroën

Em 2017, a Citroën lançava o C5 Aircross, SUV compacto que ganhou facelift de meia geração no começo de 2022. Semana passada, a marca lançou a segunda geração do modelo, utilizando a nova plataforma SLTA Medium, apresentada em 2023.

Com um design muito próximo ao conceito revelado em outubro do ano passado, possui um estilo muscular e tendo linhas fluidas, priorizando aerodinâmica. Foram anunciadas 4 opções de motorizações, que já se beneficiam da nova plataforma:

Modelo Motor Potência Bateria Transmissão
Hybrid 145 1.2 L turbo 143 cv 0,9 kWh DCT 6
Plug-in Hybrid 145 1.6 L turbo 192 cv 21 Kwh DCT 7
e-C5 Aircross Elétrico 211 cv 73 kWh -
e-C5 Aircross Elétrico 228 cv 97 kWh -

Com as mudanças o Hybrid 145 ficou 4% mais econômico que a geração anterior. A versão híbrida plug-in tem uma autionomia média de 86 km. As versões elétricas possuem autonomia de 520 e 680 km respectivamente.

Em 2026, a marca anunciou que a versão elétrica possui carregador bideiracional de 11 kW ou 22 kW com capacidade V2L. Sâo 3 modos de condução, 3 modos de freios regenerativos e possui sistema de direção autônoma nivel 2+. Sua construção contém 160 kgs de metais e 47 kgs de plásticos feitos de videiras. Por dentro, possui painel de instrumentos de 10", central multimídia vertical de 13" com ChatGPT, head-up display 30% mais largo que o C5X e luzes ambientes.

As vendas começam no segundo semestre na Europa, sem preços ainda revelados. Atualmente, os preços variam de € 37.900 a 46.150 (R$ 244.045 a 297.170). Possui as seguintes medidas: 4652 x 1970 x 1650 x 2784 mm (comprimento x largura x altura x distância entre-eixos), com 565 L de capacidade de porta malas, expansível para 1668 L.

O que acha do novo C5 Aircross? Comente.

Compartilhe com quem gosta de SUVs.