Imagens: Citroën
Em 2017, a Citroën lançava o C5 Aircross, SUV compacto que ganhou facelift de meia geração no começo de 2022. Semana passada, a marca lançou a segunda geração do modelo, utilizando a nova plataforma SLTA Medium, apresentada em 2023.
Com um design muito próximo ao conceito revelado em outubro do ano passado, possui um estilo muscular e tendo linhas fluidas, priorizando aerodinâmica. Foram anunciadas 4 opções de motorizações, que já se beneficiam da nova plataforma:
Modelo | Motor | Potência | Bateria | Transmissão |
---|---|---|---|---|
Hybrid 145 | 1.2 L turbo | 143 cv | 0,9 kWh | DCT 6 |
Plug-in Hybrid 145 | 1.6 L turbo | 192 cv | 21 Kwh | DCT 7 |
e-C5 Aircross | Elétrico | 211 cv | 73 kWh | - |
e-C5 Aircross | Elétrico | 228 cv | 97 kWh | - |
Com as mudanças o Hybrid 145 ficou 4% mais econômico que a geração anterior. A versão híbrida plug-in tem uma autionomia média de 86 km. As versões elétricas possuem autonomia de 520 e 680 km respectivamente.
Em 2026, a marca anunciou que a versão elétrica possui carregador bideiracional de 11 kW ou 22 kW com capacidade V2L. Sâo 3 modos de condução, 3 modos de freios regenerativos e possui sistema de direção autônoma nivel 2+. Sua construção contém 160 kgs de metais e 47 kgs de plásticos feitos de videiras. Por dentro, possui painel de instrumentos de 10", central multimídia vertical de 13" com ChatGPT, head-up display 30% mais largo que o C5X e luzes ambientes.
As vendas começam no segundo semestre na Europa, sem preços ainda revelados. Atualmente, os preços variam de € 37.900 a 46.150 (R$ 244.045 a 297.170). Possui as seguintes medidas: 4652 x 1970 x 1650 x 2784 mm (comprimento x largura x altura x distância entre-eixos), com 565 L de capacidade de porta malas, expansível para 1668 L.
O que acha do novo C5 Aircross? Comente.
Compartilhe com quem gosta de SUVs.