Capa: freepik

Hoje, entra em vigor a nova especificação da gasolina. Saiba das novas regras:

Uma das novas regras é densidade mínima de 715kg/m³, antes não havia densidade mínima. Também muda a octanagem que passa a ser 92 octanos, antes era 87. Para quem não sabe a octanagem é o nível de resistência da gasolina à compressão no motor, quanto maior o número, maior a eficiência energética do motor. Outra regra é a temperatura mínima de 77º C para destilação de 50% da gasolina. A gasolina premium (não confundir com aditivada) passa a ter 97 octanos, antes era 91.

Segundo especialistas, esta nova gasolina pode representar uma economia de 3 a 6% de economia, claro dependendo do comportamento do motorista. Porém nas últimas semanas teve aumentos nos preços, com a Petrobrás intervindo a partir de hoje, diminuindo o preço da gasolina nas refinarias.

Essa nova especificação, segundo especialistas aumenta a dificuldade de adulteração, pois com a densidade específica, o dono do veículo pode pedir um teste de densidade no posto para verificar se atender ao valor de 715kg/m³. Normalmente para adulterar são usados solventes com menor densidade, o que afeta este valor específico da gasolina comercializada a partir de hoje. A porcentagem de etanol continua 27%.

Segundo a INP, a gasolina com as antigas especificações ainda pode ser entregue nas distribuidoras até 3 de outubro, e nos postos até 3 de novembro.

Comente, se seu posto preferido já tem a nova gasolina. Não lembra a diferença entre os tipos, confira nosso guia sobre

Compartilhe com todos que possuem carro ou moto.